12.11.06

A Arte do Kirigami

A Arte do Kirigami consiste em dobrar papel e cortá-lo de seguida, conseguindo desse modo pedaços decorativos que poderão ser usados de formas diversas. Na série de Cartões de Natal os cortes de papel efectuados na árvore de Natal são Kirigami. Contudo existem trabalhos bastante mais complexos com efeitos finais esteticamente bastante mais interessantes que o do simples pinheiro.

Existem vários sites com informação sobre Kirigami e deixo-vos de seguida os links daqueles por mim considerados mais interessantes e com conselhos e dicas muito práticas caso decidam fazer algum trabalho com esta técnica milenar japonesa.


O que é o Kirigami e sua história

Como fazer um quadro em Kirigami

Alguns exemplos de Cartões de Natal


Há algum tempo comprei um livro sobre Kirigami* (do qual inclusivé retirei ideias já aqui apresentadas) e fiz alguns exercícios. Deixo-vos aqui alguns deles. Lembrem-se: depois é só conjugar e compôr as figuras obtidas e fazer-se o objecto decorativo que se pretende.








* Kirigami - Creating Cards and Gift Wrap de Florence Temko

4 comments:

Madalena said...

É uma idéia giríssima....já que gostas tanto de artesanato,vê um blog de uma amiga minha,Xana,tem um jeitão que não imaginas....espreita se pudéres: http://mimosdaxana.blogspot.com/
Beijinhos :)

Maria Felgueiras said...

Já fui visitar o blog da tua amiga. Fiquei maravilhada. :)

Beijinhos

Madalena said...

Este teu blog está muito giro mesmo,já estive a ver melhor e dá idéias fantásticas....
Tu e a tua imaginação não páram :P
Parabéns,beijinhos :))

Maria said...

Espero conseguir cá colocar muitas mais ideias giras e convidei uma amiga que faz uns trabalhos muito bonitos para colaborar neste blog. Aguardo a resposta dela.

Obrigada pelas visitas. Beijinhos :-)